Sagitário: O Terceiro Decanato e seu Mito Moderno
- Lilian Barros
- 13 de dez. de 2018
- 2 min de leitura

O 3º decanato de Sagitário é o decanato regido pelo Sol, e vai de 12/12 a 21/12
Aqui o Sagitariano viverá a experiência de usufruir da liberdade que já conquistou a fim de ir atrás das flechas lançadas, que representam suas metas. Como a metade animal do Centauro representava o 1º decanato e a metade humana, o segundo, nesse decano podemos associar o nativo a própria flecha que, quando alcançada, já o instiga a buscar um novo alvo. O nativo desse decano consegue ter a larga visão do signo, encontrando significado e extraindo sabedoria até mesmo de situações obscuras. Por isso, viverá muito mais o lado do filósofo evoluído, aquele que já transcendeu a necessidade do aprendizado religioso. O Ser como indivíduo não mais o interessa, ele servirá a comunidade ou a sociedade, mas sem perder seu lado bem humorado, o deboche e o gosto pelas “pegadinhas”. A posição de Júpiter no mapa indica onde o nativo desse decano terá sua maior expansão de conhecimentos, bem como onde poderá exercer seu papel de grande colaborador para a evolução da sociedade a qual pertencer. A posição de Júpiter no mapa indica onde o nativo desse decano terá sua maior expansão de conhecimentos, bem como onde poderá exercer seu papel de grande colaborador para a evolução da sociedade a qual pertencer.
Lembram-se de Gandalf, da saga do Senhor dos Anéis? Ele é o Mito Moderno escolhido para esse decanato. Gandalf era o mais Sábio de todos os Istari, sendo o segundo na Hierarquia dessa Ordem Religiosa. Saruman, que sempre teve a habilidade com as palavras, fora chamado para liderar o Conselho Branco. Ele sabia como administrar situações delicadas através da diplomacia, coisa que Gandalf não possuía no começo da saga, mas que adquiriu ao enfrentar o Balrog, a representação do Demônio interior que todos temos. Após vencê-lo, ele não mais tinha as limitações do hröa (corpo físico). Ele voltou com um corpo angelical, sem as necessidades biológicas que possuía como Mago Cinza. Sua sabedoria e abnegação salvou a Jornada do grupo de heróis incubidos de destruir o Um Anel, mas as passagens mais engraçadas desse personagem estavam no começo da saga, quando era o animador nas festas dos Hobbits com seus fogos, fumos e bom humor. Gandalf é a perfeita representação do Sagitariano sábio, que como mente/alma evoluída, mantêm seu bom humor apesar de sua longa e difícil jornada.
O ator que interpretou o mago, o grande Ian MckEllen, possui forte ligação com o arquétipo: Ascendente Sagitário e o regente, Júpiter, em outro signo de fogo, Áries! Por isso, vemos claramente sua força nas telonas, quer seja nas cenas de guerra, quanto naquelas em que faz o bom, mas firme conselheiro!

Astróloga Lilian Barros