Uma Teoria Astrológica sobre o final de Game of Thrones
- Lilian Barros
- 17 de mai. de 2019
- 5 min de leitura

*** ALERTA DE SPOILER ***
SE VOCÊ AINDA NÃO ASSISTIU A 8a. TEMPORADA DE GAME OF THRONES, PARE POR AQUI!
.
.
.
.
.
.
.
.

Usando uma técnica de escopo de hora bem simples, que mostra como se dão eventos e circunstâncias “nascidos” em um determinado momento, fiz uma análise sobre o último episódio de Games of Thrones, a ser exibido em 19/05/19 às 21h nos EUA.
Sei que existem muitos personagens interessantes em GOT que mereceriam um espaço nessa análise, porém me concentrei no “casal Gelo e Fogo” por conterem a essência do mito de Azor Ahai e sua consorte, Nissa Nissa.
Para organizar as coisas nessa foto do Céu, temos então:
Sol (Masculino) e Saturno (Gelo) para Jhon Snow (no mapa, pontilhado em azul)
Lua (Feminino) e Marte (Fogo) para Daenerys Targaryen (no mapa, pontilhado em vermelho)
Começando pelo nosso herói...
Saturno regente do mapa em trígono com o Sol/Mercúrio: “ Sabe tudo, esse Jhon Snow!”
Jhon Snow, o recém descoberto Aegon Targheryan, vai deixar uma impressão muito mais forte nesse episódio que nos anteriores. Depois de passar a série relutando em assumir postos de comando, sentirá uma forte necessidade de aprender a reduzir a sua sensibilidade e se tornar mais prático para atingir sua meta: colocar o trono de Westeros nas mãos certas!
Como Saturno é o regente desse mapa e está no Ascendente, não só temos indícios de que Jhon estará no comando das ações, como também terá o reconhecimento daqueles que já sabem sobre sua real identidade (Saturno conjunto Plutão no Asc).
Penso que essa supremacia de um Sol na quinta casa o fará dominante na relação com Dany, a fragilizada Lua de Casa 12, carente e solitária nessa altura dos acontecimentos. Porém, não sem antes travarem uma bela e calorosa discussão sobre como deve ser um bom governante para o trono (Sol/Mercúrio quincúncio MC em Libra). Nesse ponto e para atingir a harmonia, Jhon deve perceber que não resolverá a parada sendo duro e inflexível.
Sol trígono Plutão e sextil com Netuno
Vimos ao longo da série que nosso herói sempre foi extremamente transparente, até ingênuo ao defender os bons princípios que aprendeu com os Stark. Apesar de continuar se pautando por eles, mostrará muita perspicácia e sagacidade para resolver as questões com as quais está fanaticamente envolvido nesse momento da trama.
Snow se esforçou demais para ser aceito por Catelyn Stark e isso acabou por lhe dar grande introspecção psicológica e, consequentemente, força de caráter. Isso o torna perfeito para atuar em organizações de natureza secreta que exerçam influência poderosa sobre o reino. De tempos em tempos, será sempre chamado para aconselhar, proteger ou testemunhar sobre as forças que poderão se opor a paz do mesmo.
Voltando ao casal Gelo e Fogo, veremos nesse último episódio que o menino inseguro dará lugar a um homem sedutor, não o sedutor-cafa, mas aquele que demonstra certa vulnerabilidade perante a mulher amada. Penso que a partir daí muitos acharão que haverá outro interlúdio para o casal, como aquele do desfecho da sétima temporada.
Porém, o regente da casa onde o sol está (Vênus) faz um sextil com Lilith e Marte, o que pode forçá-lo a tomar decisões cruéis para garantir sua sobrevivência e a do povo de Westeros (Vênus e Urano na casa 4). Sol trígono Plutão permite a ele superar perdas, afinal elas já se acumulam em seu passado (Ygritte, seus pais biológicos, metade da família Stark e da Patrulha da Noite). Assim, o final de GOT pode colocar nosso herói numa posição tão solitária, apesar de valorosa, quanto a de Frodo em Senhor dos Anéis. Porém, Saturno sextil Netuno fará com que retorne sempre que for solicitado, e toda vez que o reino ou o povo forem ameaçados pela escuridão da Grande Noite.
Daenerys Targherian, representada por Marte e a Lua, tem os seguintes aspectos a lhe guiar:
Lua conjunto Júpiter Retrógrado: "Dracarys !" ao "contrárys"
Lembram de todos os sinais que a série nos deu sobre a própria Daenerys ser Azoi Ahai? Pois é, passaram cometas pelo céu, ela saiu ilesa de fogueiras cercada por dragões e no final, Júpiter Rx deixa bem claro que nada sairá como ela esperava...mas, pode ser ainda melhor!
Nissa Nissa é uma figura tão grandiosa na mitologia de Westeros quanto a própria rainha dos 7 reinos, e isso é bem o acréscimo que Júpiter dá a Lua-Dany.
Já a casa onde Lua e Júpiter se encontram (12), traz o grande desafio para nossa heroína de cabelos prateados: praticar o Desapego!
Pensando como Dany, seria o desafio de se desapegar do Trono depois de tanta luta para conquista-lo. Penso que ela também acabará se tornando uma grande colaboradora do reino, assim como Jhon Snow, de uma forma totalmente inesperada (Júpiter Rx). Por fim, a lição da casa 12 poderá se estender ao desapego da própria vida para nossa heroína, ao ser atingida pela espada de Azor Ahai.
Existe sempre algo de “ritualístico” para uma Lua/Júpiter de casa 12, e convenhamos, esse mito lembra muitos ritos de sexo tântrico.
Lua Sesquiquadratura Roda da Fortuna na casa 7, Nodo Lunar na 7
Esse é um aspecto que revela que Dany irá se esforçar para ser mais responsável com as outras pessoas, a fim de se redimir pela destruição de Porto Real e o assassinato de tantos inocentes. Afinal, na Astrologia Kármica Saturno (Jhon Snow) tem o papel de colocar freios e passar sabão no impulsivo Marte (Dany), e isso acontecerá depois daquele longo e nada pacífico papo que eles terão.
Nodo Sul na casa 1
É fato que ela só pensou nela e na sua dor quando ateou fogo sobre a cidade. Irascível, lembrava mais uma rainha louca, coisa que eu discordo. Dany passou a série aprendendo sobre relacionamentos, já que foi criada apenas com aquele irmão megalomaníaco. Após diversas perdas e dissabores, obteve o aprendizado necessário para atingir o Nodo de casa 7. Resumindo: vejo a possibilidade de um final bastante conciliador, não só com Jhon Snow, mas com todos aqueles que antes esperavam ter nela a soberana ideal para os 7 reinos.
Marte em Queda enquadrando Quíron na casa 3
Deixei para o fim, porque esse é o aspecto mais revelador de todos e que confirma totalmente a teoria sobre o mito de Azor Ahai.
Tal quadratura quer dizer, literalmente, que quem estiver buscando qualquer tipo de conquista, pode ignorar os sinais de aviso (sinos de Porto real) e avançar diretamente sobre seu objeto de desejo ou inimigo. Contudo, isso também servirá para Jhon Snow, quando chegar a conclusão que tem uma nova missão: eliminar Dany.
Quíron representa as feridas causadas pela perda dos amigos de Dany, bem como do afeto de Jhon Snow. Aí vem Marte e transforma tudo isso num ato impulsivo de destruição. Esse aspecto também gera a crença de que existe um inimigo em cada esquina.
Então, jogando tudo isso na panela: "Dracarys!" - a loirinha pira!
O interessante é que Quíron na 3 revela a forte necessidade que Dany tinha de compreender o que era todo aquele poder que estava prestes a conseguir como rainha, mas como havia sido orientada por pessoas que a amavam no passado, acabou se sentindo confusa e insegura na ausência deles.
E Marte? Ele é análogo a instrumentos cortantes, tais como facas, punhais, espadas... a Luminífera, talvez?
O incrível é que nessa combinação de planeta e asteróide, fica clara a intenção do agressor (Quíron Snow) de curar o reino ao temperar sua espada com o sangue, força e coragem da mulher amada. Sangue, força e coragem... três atributos marcianos!
A casa onde esse Quíron Curador está é que é super reveladora: a casa 3, dos sobrinhos!!!
Assim, Nissa Nissa emite “o grito de angústia e êxtase que deixou uma rachadura na lua”, cumprindo seu grandioso papel nessa série que já está deixando saudades, mesmo antes de acabar.
Astróloga Lilian Barros