Sol em Virgem: momento de analisar minuciosamente tudo aquilo que precisa ser corrigido!
- Lilian Barros
- 27 de ago. de 2019
- 5 min de leitura

O ciclo do Sol em Virgem iniciou nesse dia 23/08 e vai até 23/09/19. O sexto signo do zodíaco nos brinda com a pureza da Virgem que o representa. Suas virtudes são incontestáveis e sua capacidade de trabalho árduo, insuperável!
Em Leão fomos confrontados com nosso Ego e suas necessidades, mas em Virgem temos a lapidação desse ego, tonando-nos menos “Eu”e mais “Nós”. Mais úteis a outras pessoas, mais produtivos e muito mais corretos na forma de pensar rotinas, trabalhos e relações.

O mapa da entrada do Sol em Virgem mostra o tom que esse período de um mês nos reserva: denso, profundo e complexo! Teremos que utilizar de todo o nosso potencial analítico para desvendar nossos sentimentos e de muita coragem para colocar as curas em prática. Entenda-se por cura, todo ajuste de comportamento ou correção de ações errôneas, além das curas médicas e terapêuticas, também.
Como o regente desse Mapa ocupa a casa 12, juntamente com Sol, Vênus e Marte, as somatizações ou psicossomas serão bastante comuns de se ver: dores de cabeça que vêm depois de muito pensar problemas, tendinites que vêm depois de nos “esticarmos” entre ta tarefas múltiplas, enfim...teremos que estar atentos aos sinais que nossa saúde vai nos dar!
Felizmente não teremos retrogradação de Mercúrio nesse período e ainda contamos com um trígono Júpiter! Isso faciltará bastante o fluxo de pensamento através da escrita, literatura, jornalismo, ensino e oratória, no geral. Tudo isso dentro dos “limites” da casa 12, ficaria assim:
Escrever (ou pintar, esculpir, etc.) sobre o que nos frustra ou inspira.
Ler o que pode trazer clareza e conforto aos nossos problemas.
Assistir a notícias não tão boas, mas que refletem nossas necessidades mais urgentes.
Estudar ciências humanas ou naturais, bem como técnicas de cura das mais variadas.
E falar mais sobre o que sentimos, como faríamos se estivéssemos no divã de um terapeuta.
O inquieto Mercúrio fará transição para Virgem no dia 29/08 e para Libra em 14/09, o que trará certa agitação interna e nervosismo inicialmente, mas que depois abrirá portas para uma comunicação mais fluída nos relacionamentos.
Por enquanto, Leão pede que cheguemos a uma definição de quem somos e do que queremos, mas depois teremos que promover ajustes com os “outros Mercúrios”, daqueles com quem nos relacionamos.
Começaremos a sentir em breve os efeitos da oposição com Netuno, que traz certa dispersão, falta de concentração e o famoso “sonhar acordado”. O que mais deve imperar, no entanto, é a falta de realismo perante situações que nos amedrontam. Porém fugir ao invés de encará-las, não será a melhor solução!
Os efeitos dessa oposição irão perdurar, tanto em aplicativo quanto em separativo, durante quase todo o ciclo de Sol em Virgem.
Então, manter os pés no chão (o máximo possível!) é a melhor saída, já que o elemento do signo onde Mercúrio estará inicialmente, é terra.
Como terapias, recomendo a psicoterapia tradicional, toda e qualquer técnica de relaxamento mental e corporal, alongamento e muitas caminhadas com pés descalços em solo natural. A descarga de todo o acúmulo de eletromagnetismo positivo é muito mais fácil quando conectamos com a polaridade negativa do solo, formando um tipo de “fio terra”. Isso nos ajudará a liberar nervosismo acumulado e tensão muscular.
É muito importante entendermos não só o Mercúrio desse mapa de Ingresso, como também o de nosso Mapa Natal e por isso, vamos dividir aqui as dúvidas que tivermos sobre o nosso querido chifrudinho.
E nas finanças, como será?
A Vênus inicia o ciclo de Sol em Virgem nesse mesmo signo, passando a Libra apenas em 14/09. Enquanto ela permanecer no sexto signo do zodíaco, podemos nos tornar verdadeiros analistas financeiros!
Detalhes que antes não eram levados em consideração, como verificar a melhor forma de investir, a data que deseja resgatar seu dinheiro, qual o nível de risco você consegue suportar, etc., só mesmo quando a Vênus transita por Virgem ou pelos decanatos virginianos dos signos de Terra.
No final de Agosto até meados do dia 15/09, atentos aos devaneios e delírios de consumo! A Vênus fará oposição com Netuno e Lilith, o que pode aumentar a pulsão a gastos para compensar carências ou desejos reprimidos.
Passando para Libra, perceberemos ainda mais a importância de trabalhar em sociedades ou parcerias. Com o magnetismo e a diplomacia em alta, as portas se abrirão para contatar um público cada vez maior e mais diversificado. O aumento de popularidade é algo comum a essa Vênus, portanto.
Os trígonos que fará com Saturno e Urano, além da conjunção com Marte, irão colaborar nos tornando mais econômicos, sérios e responsáveis com nosso orçamento doméstico, pensando muito mais no futuro e em como podemos otimizar nossos ganhos.
Será comum optar por investimentos de médio a longo prazo e obter inúmeras vantagens em negociações com pessoas mais velhas ou empresas mais tradicionais e confiáveis. No entanto, os contratos podem ser informais e mais flexíveis, porém seguros.
Haverá um aumento de entusiasmo para se criar novas formas de ganhar dinheiro, bem como um aumento considerável de feeling para perceber o que será sucesso no futuro. Dessa forma, a busca por negócios independentes será crescente nesse período.
A conjunção com Marte só aumenta a necessidade de liberdade de expressão, portanto veremos pessoas em funções subalternas ficando muito irritadiças ou agressivas, enquanto que os profissionais autônomos estarão ainda mais produtivos.
Como será o Ciclo de Sol em Virgem no Amor
Vênus é o próprio princípio do prazer e do amor, mas quando ocupa o signo de Virgem, acaba racionalizando demais o que era para ser apenas sentido. Com isso, destrói qualquer sentimento natural ou espontâneo.
O Sol ganha a guerra na conjunção combusta do Mapa de Ingresso, o que torna o período de Sol em Virgem um tanto problemático para relacionamentos, já que a individualidade poderá prevalecer ao senso de união. Como Narciso poderá se apaixonar, quando está preocupado apenas consigo mesmo e a imagem que reflete?
A oposição com Lilith traz a preocupação com traição conjugal, mas também nos torna cientes da necessidade de assumirmos nosso poder pessoal. Já que o resgate do amor próprio pode ocorrer em decorrência desse processo, não ficará difícil assumir responsabilidade por si mesmo. Dessa forma, muitos questionarão se não valeria mais à pena assumir as contas sozinho do que depender de um parceiro infiel.
O trígono com Urano favorece uniões informais, relações mais livres, o que seria muito bom já que os domínios da casa 12 pedem por períodos de isolamento e introspecção. Se um dos parceiros não souber reconhecer a necessidade de isolamento e liberdade do outro, um dos dois poderá “pedir um tempo”. Será também muito fácil que se confunda esse “tempo” com a necessidade de liberdade para trair, por isso muito cuidado com esses fantasmas, pois eles poderão facilmente tomar formas reais!
A conjunção com Marte trará aquele clima de “tapas e beijos” para os casais que não conseguirem exorcizar seus fantasmas, mas poderá apimentar bastante a intimidade daqueles que souberem fazer dos fantasmas uma bela fantasia erótica.
A oposição Vênus/Netuno coloca mais lenha na fogueira das cismas. Traz hipersensibilidade e a dificuldade de distinguir intuições de alucinações, razão de sentimentos. O auge para que todo esse nevoeiro netuniano fique mais denso serão os dias 3, 4 e 5/09. Mas continuará camuflando o bom senso até 14/09, quando Vênus entrar em Libra. Apesar de estar domiciliado nesse signo, será apenas entre os dias 27 a 29/09 que o clima ficará mais amistoso para os casais, quando Júpiter entrar em sextil com Vênus, já fora dos domínios de Virgo.
Antes tarde do que nunca, não acham?
Astróloga Lilian Barros