top of page

Escorpião de primeiro decanato

  • Lilian Barros
  • 31 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de jan. de 2020


O primeiro Decanato, regido por Plutão (de 23/10 a 01/11/19)

Escorpião e seus Mitos Modernos

Há algum tempo venho estudando os mitos da Antiguidade e sua relação com os Signos do Zodíaco, especialmente os mitos gregos. Mas, temos de convir que as novas gerações não gostam muito de história ou cultura antigas; por isso optei pelos heróis da Marvel ou pela releitura de personagens clássicos, como Lúcifer de Neil Gaiman.

Começo a falar sobre os Decanatos e sua importância na leitura dos mapas, sempre nessa época do ano. Tudo porque, é em Escorpião que eles ganham um “título” diferente para cada um dos 3 decanos: O primeiro é o Decanato “Serpente”, regido por Plutão. O segundo decano é o “Águia”, regido por Netuno e o terceiro, “Fênix”, regido pela Lua. Por quê os outros signos não tem essa distinção? Talvez por que a diferença entre seus decanatos não seja tão gritante como no oitavo signo do Zodíaco.

Como arquétipo ligado ao elemento Água, todo Escorpião-Peixes-Câncer vêm à Terra com o principal aprendizado das emoções, literalmente para aprender a amar. Enquanto os signos de Ar vem para aprender a racionalizar, os de Fogo para criar e os de Terra para concretizar, nós "aquosos" precisamos aprender a desenvolver o principal sentimento responsável pela mais poderosa alquimia do Ser: o amor!!!

O arquétipo Escorpião-Hades, deus dos infernos, está bem representado nesse decanato regido pelo próprio Plutão. Esse nativo sente de forma tão intensa, que chega a ser passional. Fere e é ferido com a mesma facilidade, especialmente quando se encontra frustrado consigo mesmo, o que acaba criando uma sombra imeeeensa para si!

O personagem Lúcifer da série homônima, é um verdadeiro laboratório de estudo arquetípico para esse decano. Deixa isso bem claro em suas sessões de psicoterapia (é hilário ver no diabo no divã!), ao relatar seu complexo de rejeição paterna, já que Deus o expulsou de casa e o exilou no Inferno.

Qualquer semelhança com os nativos desse Decanato, será mera coincidência!

Astróloga Lilian Barros


© 2023 por Zoroastron Consultoria Astrológica

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
bottom of page